Barbacena e outras 21 cidades declararam situação de emergência devido às fortes chuvas desde o início do ano. A informação consta no boletim da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais.
Nos últimos dias, mais de 2 mil pessoas ficaram desabrigadas e desalojadas na Zona da Mata e Vertentes. Em um dos casos, em Barbacena, um jovem morreu após uma casa desabar.
Veja abaixo quais municípios estão em situação de emergência, segundo a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais:
- Antônio Carlos
- Astolfo Dutra
- Barbacena
- Desterro do Melo
- Dona Euzébia
- Estrela Dalva
- Muriaé
- São Sebastião da Vargem Alegre
- Guiricema
- Carandaí
- Cataguases
- Guarani
- Miradouro
- Miraí
- Patrocínio do Muriaé
- Recreio
- Rio Pomba
- Santa Bárbara do Tugúrio
- Santa Cruz de Minas
- Santos Dumont
- Tabuleiro
- Tocantins
O que é?
A situação de emergência se caracteriza pela iminência de danos à saúde e aos serviços públicos.
Cabe ao prefeito avaliar a situação e decretar, casos em que há possibilidade de obtenção de recursos federais e estaduais facilitada.
O que significa?
As cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atender a população afetada.
As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciaise reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada no Diário Oficial da União uma portaria com o valor ser liberado.