Compartilhe:

Quando o pequeno barrosense Antônio foi curado, seus pais não tiveram dúvidas, aram a distribuir livretos com o resumo da vida de Santa Filomena e kits com cordão e coroinha. Quando outra barrosense, Niuza Assis, foi curada de um câncer, a família fez questão de cumprir uma promessa em construir uma capela homenageando a Santa.

São histórias que se confundem e se unem em torno a devoção pela Santa que cada vez ganha mais e mais devotos em Barroso. E assim se concretizou, a nova capela da cidade, que a princípio seria construída no Agrião, região central, está em fase de acabamento na zona rural do município, no povoado Bom Jardim, nas proximidades do Caetés, sentido Siderúrgica dos Puiatti. Trata-se de um terreno particular, que pertencia ao falecido Agenor José da Silva, conhecido como Norinho, e que foi doado pelas filhas Elisiane Edwiges Silva e Elianise Maria Silva para a construção.

E a inauguração já aconteceu, no último dia 1 de julho teve a primeira celebração religiosa com a presença do Pároco de Barroso, Padre Jorge. “Mesmo se tratando de um terreno particular, contamos com a liberação do Bispo Dom José Eudes e o apoio dos padres Pedro, Claudir,  Jorge e José Raimundo. A capela ficará disponível para a realização de encontros de grupos de orações, terços e novenas, para que toda a comunidade possa ter nesse local seu ponto de encontro para aumentar ainda mais a propagação de devoção a Santa Filomena e avivar a fé”, conta Elisiane que também é devota da Santa. “O projeto inicial era de uma capelinha, mas a Santa Filomena merecia uma homenagem maior”, diz a barrosense que acrescenta que a família precisou contar com a ajuda de outros devotos, que doaram tintas, lustres, crucifixo, mesa do altar, cimento, cascalho, dentre outros materiais de construção. “A obra já está toda finalizada por dentro, mas ainda precisa de acabamentos na parte externa. Inclusive a família continua recebendo outras doações de materiais. Aproveitamos para agradecer ao maquinário da Siderúrgica Puiatti e da Prefeitura Municipal de Barroso, PetraMinas, além do total apoio da Associação Comunitária do Caetés”, diz.

CELEBRAÇÃO

E dia 10 de agosto próximo é o dia da Santa Filomena. E acontecerá justamente na capela, dias 7,8 e 9 o tríduo. Já no dia 10 as orações específicas são de 6h da manhã até meia-noite. Posteriormente será divulgada uma programação completa com os turnos de manhã, tarde e noite. Quem quiser conhecer mais sobre a Santa e o projeto pode ar as redes sociais: @josianeabedeschi e @santafilomena.barroso.mg

HISTÓRIA

De acordo com informações de sites religiosos que estão disponíveis para consulta na internet, Santa Filomena é santa virgem e mártir, cuja veneração pela Igreja Católica Apostólica Romana iniciou-se em meados do século XIX. Santa Filomena nasceu, segundo a crença, numa cidade da Grécia, filha de pais nobres. Ainda muito jovem, aos 13 anos, foi prometida ao Imperador para ser sua esposa em troca da pacificação de confrontos políticos. O Imperador, por sua vez, impressionou-se com a beleza da jovem. Como Filomena recusou a casar-se, porque havia eleito o próprio Senhor Jesus Cristo para seu esposo, o tirano ordenou, primeiramente, que a colocassem num cárcere e a flagelassem sangrentamente. Tendo sido curada miraculosamente deste suplício, foi ordenado que ela fosse lançada ao rio Tibre com uma âncora amarrada ao pescoço, porém, vieram dois anjos do Senhor que levaram-na até a margem do rio, sem que nada lhe acontecesse. O imperador, ordenou que seus soldados a ferisse com flechadas, porém milagrosamente, as setas voltaram e atingiram os soldados.
Furioso, ele ordenou que ela fosse decapitada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *