Moradores barrosenses, de diversos bairros da cidade, estão sofrendo com uma infestação de escorpiões no município. São inúmeras histórias e relatos de cidadãos que estão lutando contra o animal.
“Agora a noite encontrei um monte na minha casa aqui no Josefina Coelho. É revoltante o que está acontecendo, uma criança pode ser picada”, diz um moradora que postou uma foto com quatro escorpiões na sua residência.
Relatos como este não faltam nas redes sociais, dezenas de pessoas postam todos os dias fotos de escorpiões que estão sendo encontrados em diversas localidades da cidade.
“Aqui na centro (Rua Joaquim Ferreira) está infestado, tenho um vidro cheio de escorpiões que estou encontrando aqui em casa e na rua, saindo dos bueiros. São Muitos, estou até pensando em me mudar”, diz uma outra moradora da região central, onde também tem muitos escorpiões.
PREFEITURA
A assessoria de imprensa do executivo divulgou medidas preventivas da Vigilância Sanitária de Barroso no Controle de Animais Peçonhentos que enviou uma nota para o barrosoemdia. Veja:
“A Vigilância Sanitária de Barroso segue as orientações do Estado de Minas Gerais, especialmente no controle de escorpiões, com foco educativo e preventivo, já que a erradicação total desses animais não é possível.
– Principais Ações:
Controle ambiental/populacional:
Orientações para eliminação de criadouros (entulhos, lixo, restos de construção), limpeza de quintais e hortas, vedação de ralos, notificação de imóveis em condições inadequadas e, quando necessário, encaminhamentos judiciais.
– Busca ativa e monitoramento:
Realizada em locais com notificações de acidentes ou aumento de aparecimentos. A captura de escorpiões é feita sempre que possível.
– Sobre o uso de inseticidas:
Não é recomendado, pois os escorpiões se escondem em locais de difícil alcance e podem resistir por longos períodos. O uso inadequado pode causar resistência ou deslocamento em massa dos animais. A espécie predominante em Barroso é o Tityus serrulatus (escorpião amarelo), comum em áreas urbanas e redes de esgoto.
– Recomendações à população:
Manter quintais e terrenos limpos;
Acondicionar corretamente o lixo;
Eliminar fontes de alimento (ex: baratas);
Evitar acúmulo de entulhos e obras mal acabadas;
Preservar inimigos naturais dos escorpiões;
Evitar queimadas;
Vedar ralos, portas, janelas, fossas, frestas e entradas de energia;
Comunicar à Vigilância casos de aparecimento ou acidentes com escorpiões.
PICADA
Em caso de picada por escorpião, os médicos orientam a tomada de ações imediatas para auxiliar no tratamento adequado do ferimento:
- Não aplicar nenhum tipo de produto, apenas higienizar o local da picada com água e sabão;
- Procurar atendimento no Hospital Prefeito Macedo Couto.
Não usar outras estratégias, como cortar a ferida ou tentar sugar o veneno, aplicar soluções caseiras como café ou ervas, ou usar torniquetes, pois podem agravar os danos teciduais.