O Projeto Alerta concluiu no último final de semana, 23 e 24 de novembro, seu objetivo de formar multiplicadores através da orientação sobre a prevenção e as consequências do uso das drogas, com um show de talentos e ainda com o desfile do Garoto e Garota Model Star, evento organizado com a temática antidrogas, em parceria com a EHP Produções.
Desde maio deste ano, o Projeto Alerta realizou atividades em todas as escolas que atendem o 6° Ano do Ensino Fundamental e o 1° Ano do Ensino Médio. Bate papo, testemunhos e aulas técnicas informativas, mobilizaram a discussão deste tema tão importante para o desenvolvimento da sociedade. Para finalizar as atividades, foi proposta a Primeira Gincana Alerta, com o objetivo de interagir toda juventude de forma artística e cultural, explorando os conhecimentos adquiridos com os encontros realizados.
Construção de cartazes com a temática de prevenção ao uso das drogas, concurso de fotografias com o objetivo de expressar a necessidade de “viver feliz sem drogas“, um belíssimo show de talentos, apresentações de dança e concurso Garoto e Garota Model Star foram propostas que mobilizaram as equipes participantes. Todas as atividades foram avaliadas por profissionais com conhecimento técnico específico para cada proposta.
Ao todo formaram-se quatro equipes: FAPI 1, FAPI 2, Geraldo Napoleão de Souza e General Silvano Albertoni.
Após o desfile, foram apresentadas as classificações das equipes e os vencedores do concurso Garoto & Garota Model Star:
– 1° lugar: FAPI 2;
– 2º lugar: E.E. Geraldo Napoleão de Souza;
– 3º lugar: Fapi 1;
– 4° lugar: E. E. General Silvano Albertoni;
– Pedro Renan e Gabrielly Yorrany, Garoto & Garota Model Star 2018.
– Gabriel Lima e Lavínia, segundo lugar.
– Anne e Gabriel Katra, terceiro lugar.
“A todos nosso muito obrigado. Capacitar e sensibilizar a comunidade escolar (professores, pais e alunos), orientando na elaboração de projetos de intervenção acerca das drogas; identificar na escola jovem que estejam inseridos em outros grupos comunitários; estimular a motivação em ser um multiplicador da temática a ser trabalhada; desenvolver um programa de atividades esportiva e cultural e de orientação e prevenção nas escolas são sonhos que se iniciaram com o Projeto Alerta. Assim, tivemos nosso objetivo alcançado.” Enfatiza Emerson de Paula, coordenador do Projeto Alerta.
Ariane Figueiredo, Secretária de Desenvolvimento Social destacou a importância da continuidade do projeto. “O projeto Alerta já estuda sua ampliação para próximo ano, visando alcançar o maior número de jovens, explorando a temática de forma mais ampliada e interativa. O uso de drogas por parte dos jovens é um grande problema social, que pera pela saúde pública e chega para a educação e assistência social de forma muito impactante. Dessa forma, o Projeto Alerta trás uma nova perspectiva para a juventude, com a ideia de que nem tudo precisa ser experimentado, que na vida não é necessário o uso de quaisquer substâncias químicas para se alcançar êxito. Se preocupar com o sucesso da juventude é pensar no futuro, por isso a istração atual lança mão de projetos significativos com o Alerta, tendo em vista que a prevenção é o melhor caminho.”
O evento ainda contou com a parceria da Polícia Militar, através da participação do Leão DAREN, mascote do PROERD e ainda contou com a apresentação dos alunos do projeto Juventude Em Ação.
Informações Prefeitura Municipal de Barroso