A escultura do anjo barroco danificada na Igreja de Nossa Senhora do Carmo em São João del Rei, foi feita pelo Mestre Aleijadinho. A informação foi confirmada nessa segunda-feira (22) pelo pesquisador Olinto Rodrigues, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A obra fica na fachada da igreja histórica, que é tombada pelo Iphan como patrimônio histórico e cultural. Os danos à escultura foram causados por um universitário de 21 anos, que escalou o imóvel e caiu de uma altura de aproximadamente seis metros. Ele ficou ferido e foi encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia.
As marcas dos danos causados ao patrimônio são visíveis, tendo em vista que a obra de arte em pedra sabão fica na entrada principal da igreja, que foi construída entre os anos de 1732 e 1759. O anjo, que preserva características do período barroco, ficou sem um dos braços.
O jovem se manifestou através das redes sociais dizendo que vai arcar com os prejuízos causados à escultura. A família do rapaz é natural da cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo, e ele é estudante do curso de Psicologia da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

Informações G1