Corporação Musical Barrosense, essa foi a primeira denominação da Banda de Música de Barroso. A informação está no Livro Subsídios para a História do Município, do ex-prefeito Geraldo Napoleão de Souza. De acordo com o capitulo dedicado a Música, a Banda começou a existir em 1895, por iniciativa de um fazendeiro chamado Joaquim de Souza Meireles, que tornou-se também um líder político na cidade.
O primeiro regente da Banda foi Antônio Francisco Mourão. Ele nasceu em Lagoa Dourada e lecionou música em muitas cidades da região, onde também criou algumas bandas de música. João Evangelista Bernardes, Secundo de Paula, João Batista Marques, o João de Dores, e, José Vicente de Brito, foram outros regentes que aram pela Banda.

A Banda também já foi chamada de Banda de Sant´Ana, Sociedade Musical Barrosense e depois da construção da sua sede própria, na Rua Joaquim Ferreira, onde hoje funciona a Secretaria de Cultura, tornou-se Banda Municipal de Barroso, foi quando a Prefeitura, segundo o livro, em 1971 assumiu a Banda.
Porém, o edifício de dois andares foi cedido a Câmara Municipal de Barroso, e a sede da Banda foi transferida para a Rodoviária Severino Pereira Rodrigues, onde até hoje, 127 anos depois, faz seus ensaios. O aniversário da Banda é no mesmo dia da emancipação, em 12 de dezembro, e o grupo musical vai completar na ocasião 128 anos de história.
Hoje, com cerca de 50 componentes, a Banda de Música é um capítulo a parte da cidade e continua, há cerca de 30 anos, tendo como Maestro, o dorense Aloísio de Assis. A Banda se apresenta no Encontro de Bandas no próximo domingo (9) na Praça do Forninho. Outras 13 bandas, de diversas cidades da região, também vão se apresentar.
ASSISTA A APRESENTAÇÃO DA BANDA NA CÂMARA MUNICIPAL DE BARROSO