Todo o território mineiro está sob alerta para chuvas nesta quinta-feira (23). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a situação é mais crítica em 286 municípios em faixa que a pela Região Oeste, Triângulo Mineiro, Zona da Mata, e Campo das Vertentes.
O alerta vale para todas as cidades do território mineiro, e estão sujeitas a chuvas com intensidade variando entre 30 e 60 milímetros por hora e ventos de 50 a 100 km/h. Há risco de raios, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.
O Inmet recomenda que os moradores sigam as orientações da Defesa Civil local e acionem o órgão ou o Corpo de Bombeiros no caso de emergências.
De acordo com o boletim da Defesa Civil de Minas Gerais, foram registradas 22 mortes em decorrência das chuvas no estado desde o início do período chuvoso, em 21 de setembro. Ao todo, 2.219 pessoas ficaram desabrigadas, quando há necessidade de acomodação em espaços públicos, e 12.565 desalojadas, quando elas conseguem se abrigar na casa de amigos ou parentes.
Atualmente, há 275 cidades sob decreto de emergência por desastres relacionados à chuva em Minas Gerais. Essa situação se caracteriza quando um município fica parcialmente comprometido na capacidade de atender a uma situação provocada por desastres, de acordo com definição do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG).
Com informações Estado de Minas