Nessa última quarta-feira (18) o Bispo Diocesano de São João del Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, se reuniu com os membros do Conselho Presbiteral e Colégio de Consultores para a elaboração e publicação de um decreto sobre a queima de fogos de artifícios e a venda de bebidas alcoólicas em eventos e festas religiosas da Diocese.
No documento, o bispo explica de forma detalhada e apresenta diversos argumentos. Uma das medidas a serem adotadas é: “Fica expressamente proibido em todas as Paróquias da Diocese de São João del Rei a promoção de shows pirotécnicos ou o uso de fogos de artifícios, sob sua responsabilidade, em festas de caráter religioso.
“E ainda sobre a venda de bebidas alcoólicas durante as festividades: “Considerando a luta da Igreja contra qualquer tipo de vício, dentre eles, o vício da bebida alcoólica, ainda que considerada uma droga lícita.” e “O contratestemunho e a contradição da Igreja ao promover festas religiosas regadas com bebidas alcoólicas, alegando que é necessário para a manutenção dos seus trabalhos pastorais.”
Como pertence diocese de São João del Rei, as duas Paróquias de Barroso, tanto a de Sant’Ana quanto a de Senhora de Fátima também entram no decreto.
Contudo, o decreto não impede os fiéis ou outras pessoa não ligadas a Diocese soltem fogos de artifício durante as festividades.
Leia a nota na íntegra clicando no link abaixo: