Compartilhe:

O Corpo de Bombeiros de Barbacena combateu 14 incêndios em vegetação nessa quinta-feira (19) em Barbacena. Segundo a corporação, a área queimada chega a aproximadamente 20 hectares.

Para realização das ações foram empenhados 15 militares e cinco viaturas, que se revezaram no combate às chamas. Algumas ocorrências foram registradas na Rua das Margaridas, Bairro Serrão e Correia de Almeida e BR-267.

Durante as diligências, os bombeiros encontraram um bezerro, pequenos animais e répteis queimados por causa da ação do fogo na vegetação.

No distrito de Correia de Almeida, os militares evitaram a destruição de uma fazenda com a plantação de três mil pés de oliveiras.

No início da noite desta quinta, incêndios ainda atingiram os bairros Andaraí e Santa Glória.

Cuidados

Segundo o Corpo de Bombeiros, alguns cuidados podem ser feitos para evitar um possível incêndio, como evitar limpar terrenos com fogo. Confira outras orientações:

  • Não deixar algo com fogo perto de áreas de vegetação
  • Aos fumantes, evitar jogar a bagana de cigarro acesa
  • Tenha cuidado e oriente crianças a não brincar com fogo
  • Evite fazer queimadas urbanas e florestais sem autorização
  • Faça aceiro para queimadas controladas em roçados
  • Terrenos com mato devem ser capinados, nunca queimados
  • Denúncias e chamados
Crime ambiental

Queimar é crime ambiental. A Lei nº 9.605, de 1998, prevê prisão e multa aos responsáveis. A fumaça é muito danosa à saúde, principalmente para crianças e idosos, além de prejudicar a atmosfera, por danificar a camada de ozônio. Órgãos ambientais defendem que não há necessidade de queimar, pois há alternativas corretas e legais que podem ser utilizadas.

Informações G1

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.