A 36ª edição do Festival da Canção de Barroso, o já tradicional Festican, acontece, pela primeira vez na história, neste mês de maio em Barroso. Serão apenas dois dias de evento: sexta (23) e sábado (24).
A grande novidade, além da mudança da data, o evento sempre acontecia em julho, é a volta para a Praça Salvador da Silva, no centro da cidade. O objetivo, segundo a organização, que é da Prefeitura Municipal de Barroso, é tornar o evento mais intimista e acolhedor.
Com uma estrutura de barzinho em pleno Centro, o evento terá 20 canções, de vários locais do Brasil, que irão se apresentar na sexta. Ao final da noite, 8 canções vão se classificar para a final no sábado. Ao todo, cerca de R$17 mil em prêmios serão distribuídos aos concorrentes.
No sábado, após a premiação, haverá show com Guito, ator, cantor e compositor que recentemente esteve no remake da novela Pantanal, na TV Globo. Ele interpretou o personagem Tibério na trama global.
Veja a apresentação do cantor ao lado de Zé Geraldo, em Carrancas.
TRADIÇÃO
O Festican, que nasceu com o nome de Fecanb, no Centro Cívico, onde hoje é o Teatro Iracema Rocha, idealizado pelos alunos do 3º do Magistério em 1979, foi, anos depois abraçado pelo poder público e, diferente de muitas cidades do Brasil, ainda resiste ao tempo. Este ano será a 36ª edição do evento que já aconteceu nas dependências do Ceclans, na quadra, Forninho e outros locais.
MARQUINHOS DUTRA
Quando se fala em Festican, o nome que vem a cabeça é do cantor e compositor barrosense Marquinhos Dutra, que faleceu em 2021. No próximo domingo, através da Lei Paulo Gustavo, o barrosense Júnior Severo, vai lançar, no YouTube do barrosoemdia, às 19h, um documentário sobre a vida e obra de Marquinhos Dutra, contada e cantada por familiares e amigos. Este é o link para assistir o evento, bastar se inscrever, é de graça, e acionar o sininho de notificações, desta forma, você será informado da estreia.