A Biblioteca Municipal Maria Anesia Aliani, de Dores de Campos, está promovendo uma exposição de documentos e acervos históricos da cidade.
O diverso acervo conta também com documentos da história de Barroso, que estão sendo exibidos. Segundo o historiador Wellington Tibério, “o distrito de Barroso pertenceu ao Município de Dores no período de 1939 a 1953, então todos os atos istrativos foram feitos pelas autoridades de Dores de Campos”.
Ainda segundo Wellington, “as denominações de ruas de Barroso e os principais patrimônios barrosenses contaram com recursos da sede, como a Praça e a Matriz de Sant’Ana, existindo livros específicos de despesas do Distrito de Barroso desde 1939. Também estão presentes documentos da Coletoria Estadual, com dados sobre imóveis e impostos pagos à Coletoria pelos profissionais e proprietários de indústria da época”.
O historiador finaliza comentando sobre um dos documentos mais importantes que estarão disponíveis: ” Existe um livro sobre o racionamento de açúcar, proveniente dos tempos da Segunda Guerra Mundial. Interessante refletir sobre a calamitosa situação que se abateu sobre a população, os efeitos de uma Guerra são implacáveis. Esta exposição é uma demonstração de valorização da história pela gestão municipal e a potencialização da Biblioteca Municipal como espaço de Memória” finaliza.
Outro acervo disponível nesta exposição são os jornais que circularam cidade, dentre eles O Dores em Dia, editado pelos jornalistas Bruno Ferreira e Raquel Lopes, que foram doados para a Biblioteca em 2017.