Compartilhe:

Segundo noticiou o Portal Dores de Campos, a lei municipal, que proíbe a soltura de fogos de artifícios com estampido, em Dores, vem sendo cumprida na cidade. Aprovada em junho, havia muita expectativa sobre o cumprimento da lei.

O maior exemplo, de acordo com o Portal, aconteceu nas convenções partidárias que se encerram nessa segunda-feira, 5 de agosto. Nenhum partido, segundo a notícia, soltou foguetes durante as convenções. Além da ausência dos foguetes durante as convenções, o site também salienta o cumprimento da lei por parte da igreja. “Também parabenizamos o Padre João que destacou a lei municipal no Programa da Festa de Nossa Senhora das Dores, Padroeira de Dores de Campos”, diz a notícia.

Por parte da igreja, além da lei municipal que proíbe, existe um decreto da Diocese de São João del Rei, que também veda a soltura de fogos de artifícios e venda de bebida alcoólica em festas religiosas. Em Dores, a fiscalização da infração está por conta da própria Prefeitura e da Polícia Militar.

E foi justamente este motivo, ou seja, a responsabilidade da fiscalização, que levou a retirada do projeto de lei que estava em tramitação na Câmara Municipal de Barroso. Em Barroso não foi votada a Lei sobre proibição de fogos de artifícios. No caso da igreja, mesmo com o Decreto da Diocese, foguetes foram soltados normalmente na Festa de Sant´Ana. Em nota, a Igreja se manifestou dizendo que não descumpriu o Decreto da Diocese e que os fogos não foram soltados pela Paróquia.

Já em Barbacena, a Lei Municipal nº 5.138, sancionada em 13 de janeiro de 2022, que proíbe esse tipo de prática não está sendo seguida pela população. A informação são dos veículos de comunicação da cidade que noticiaram que tanto a população em geral como igrejas estão fazendo a soltura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *