Ao todo, 538 prefeitos podem tentar novo mandato no pleito de outubro deste ano em Minas Gerais. O número equivale a cerca de 63% dos 853 chefe dos executivo. Os dados são da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
O prazo para registrar oficialmente as candidaturas vai até 15 de agosto, segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste contexto, um dos cenários mais incertos do estado é justamente o da capital.
Nas últimas eleições municipais, 505 dos prefeitos de Minas tentaram manter o cargo. O número equivale a 59,2% de todas as cidades do estado. Deste total, 316 foram reeleitos, segundo a CNM. O percentual é de cerca de 62%, maior que a média nacional de 48,8%.
BARROSO
Questionado em outubro do ano ado, quando faltava exatamente uma ano para as eleições municipais, o Prefeito de Barroso, Anderson de Paula, não confirmou a candidatura a reeleição. Porém, apesar da não confirmação na época, a reportagem do barrosoemdia apurou que o atual prefeito deve sim concorrer ao pleito deste ano.