Uma nova onda de calor começa em Minas Gerais nesta quinta-feira (14 de dezembro). O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e é válido por quatro dias, até o domingo (17), podendo ser prolongado. Segundo a previsão, as temperaturas vão voltar a ficar até 5ºC acima da média, o que indica “risco à saúde”.
Uma massa de ar quente ganha força nos próximos dias em várias partes do país. Em Minas Gerais, os termômetros devem marcar entre 38ºC e 40ºC no Norte e Noroeste entre quinta-feira (14/12) e domingo (17/12).
No entanto, segundo o meteorologista do Inmet Heráclio Alves, a previsão é que essa onda de calor se estenda até 20 de dezembro, quando, dois dias depois, terá início o Verão. “Durante o período da onda de calor, pode chover de forma rápida e isolada à tarde em Minas, o que não deve aliviar a sensação de calor. Ou seja, o tempo vai permanecer abafado”, explica o meteorologista.
Em Barroso, as temperaturas devem variar entre 19º e 33º nos próximos dias. O final de semana será de muito calor e o começo da próxima semana também. As temperaturas caíram nos últimos dia, mas segundo especialistas, o calor voltou ao Campo das Vertentes.