Dois detentos do presídio de Barbacena foram diagnosticados com tuberculose. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de istração Prisional (Seap) e pela Prefeitura, que divulgaram também as medidas em andamento na unidade.
De acordo com a Seap, os dois presos diagnosticados estão no Hospital Regional de Barbacena, sob acompanhamento. O setor de Saúde da unidade prisional já notificou o município que, por meio de uma equipe da Vigilância Epidemiológica, monitora os casos.
A secretaria orientou a equipe de enfermagem sobre as condutas frente aos casos diagnosticados, com orientações elaboradas em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
A Prefeitura divulgou um comunicado na quarta-feira, 31 de outubro, sobre as medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesaps) e a Coordenação de Vigilância em Saúde. Foi criada uma força tarefa de profissionais técnicos e especialistas, junto com a direção e a equipe da Unidade Prisional, com participação direta da Comissão de Direito Penal e Assuntos Carcerários da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A Secretaria Municipal de Saúde explicou que três médicos atenderam a todos os presos da unidade prisional. Os cerca de 70 detentos que tiveram contato mais próximo com os diagnosticados foram encaminhados ao Hospital Policlínica e Maternidade de Barbacena (Imaip) para exames.
De acordo com a secretaria, a averiguação clínica e patológica é parte da estratégia de bloqueio epidemiológico para preservar a integridade da saúde de todos os detentos e funcionários da unidade.
Informações G1