Foto: Felipe Couri
Sempre na mira dos assaltantes, sobretudo no período noturno, os postos de combustíveis estão entre os estabelecimentos comerciais mais vulneráveis a ações criminosas.
Levantamento da Polícia Militar aponta que os roubos nesses locais aumentaram 26,6% no ano ado, saindo de 30 ocorrências em 2021 para 38 casos em 2022. O número recente também é maior do que o contabilizado em 2020 (34) e em 2019 (29), mas está 29,6% abaixo dos 54 crimes do tipo ocorridos em 2018. Assim como acontece em outras modalidades delituosas, o uso e a dependência de drogas impulsionariam essas práticas violentas.
Na campanha “Fique Seguro”, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) orienta proprietários de postos de combustíveis e frentistas a prevenirem assaltos. “Não comente com fregueses quanto a horário de fechamento do caixa, recolhimento do dinheiro por empresa especializada em transporte de valores, bem como sobre deslocamentos feitos a agências bancárias por funcionários, número de empregados, sistema de segurança e outras informações do posto.”
A PM acrescenta que não deve ser manuseado dinheiro na frente de fregueses, e que o frentista deve ser orientado a não permanecer com grandes quantias. “Em caso de assalto, procure guardar características de agentes (roupas, armamentos utilizados e direção de fuga, dentre outros aspectos que ajudem na identificação dos autores). Tenha a consciência de que os profissionais habilitados para agir nesses casos são os policiais militares.”
Via Tribuna de Minas