Definitivamente o nível do Futsal de Verão de Barroso é outro!
Oto Patamar, diria Bruno Henrique! Brincadeiras a parte, de fato, subiu o sarrafo!
A tradicional competição de futebol de salão, que completa em 2025 seus 30 anos de história, tem neste ano de 2024 uma das disputas de mais alto nível. Ex-jogador da Seleção Brasileira, jogadores do América Mineiro, atleta campeão brasileiro de fut7 e atletas que disputam um dos campeonatos mais acirrados do mundo: o campeonato gaúcho. Enfim, não faltam craques no salão barrosense.
A reportagem do barrosoemdia foi atrás e levantou algumas informações sobre os atletas que estão arrancando aplausos no ginásio do Ceclans. Veja onde jogam ou já jogaram alguns atletas que estão na disputa do campeonato do Ceclans.
CANAL
O atual campeão tem no seu elenco, além de nomes conhecidos na cidade como os barbacenenses Pelezinho, Sátiro e Fernando, atletas do futebol profissional que jogam no Coelho Futsal, time do América Mineiro nas quadras, são eles: Tchola e Trevenzoli.
E mais, Diogo, que também ou pelo América, está no Resenha FC, time de fut7 do Piauí que foi campeão brasileiro em 2022.
Senão o bastante, ainda tem João, atleta que ou por Minas e Vasagei Ota, equipe do Japão, e que atualmente está no Tapejara, time do Rio Grande do Sul, onde existe um dos campeonatos mais disputados do Brasil e do mundo.
Por fim, destaque para Lion, atleta que também disputa o campeonato gaúcho pela Associação Esportiva Uruguaiense, a Uruguaiana, do Rio Grande do Sul.
RESSAQUINHA
O time da cidade vizinha é outro que tem no seu elenco velhos conhecidos do torcedor barrosense como: Vareta, que também ou pelo América, e nomes como Roginho, Lalado, Reinaldo e Budé, que já jogaram em times profissionais do fut7 e de futebol de salão.
ATHLETIC
O time sanjoanense tem, além dos seus craques locais como Marco Aurélio e Marco Túlio, Joca, ou Jordano, jogador profissional que subiu com o Athletic no campo em 2018. Todynho e companhia reforçam a lista de atletas que estão na disputa em Barroso.
TDB
O time barrosense, que conta com a experiência de Leandrinho, um dos craques barrosenses que jogam entre os titulares na Taça Ouro, dois atletas que defendem o América no futsal; Lucas e Cebolinha.
E mais, da região de Juiz de Fora, além de Digão e Tiago, que já são conhecidos do torcedor barrosense, este ano veio também Ramon Pavão, ex-jogador profissional que ou pelo Tupi, jogou na Tailândia e serviu a Seleção Brasileira de futsal.
COHAB
Já na Cohab, que tem grandes jogadores barrosenses como Douguinha, Colmeia e Dinei, que atuou pelo Betis, de Ouro Branco, no campo, aparece Paulo Gruna, lafaietense, que já jogou em grandes times da região, e, Dudu, atleta que já jogou também no futebol gaúcho e no futebol italiano.
E mais, a grande sensação tem sido Caique, atleta de Betim, região metropolitana, que atualmente está no Minas e tem sido destaque nas competições nacionais.
GRANDES NOMES
Com este portfólio, o futebol de salão, que vem crescendo desde a sua primeira edição em janeiro de 1995, hoje ocupa lugar de destaque no cenário estadual de futsal. “Por aqui já aram grandes nomes que vieram de fora como Slovan, Tuca, Tel, Joãozinho, Ricardinho, Charles, Careca, André Luiz, enfim, grandes nomes de fora, que ao lado de craques barrosenses como Ferreira, Marquinhos, Serginho, Derblando, Preto, Leleco, Agnaldo, Marcelo e Edmarzinho fizeram com que chegássemos a este patamar atual”, diz o jornalista Bruno Ferreira que cobre a competição desde a sua primeira edição.
“Essa moçada nova tem que entender que existe uma história sendo escrita e o que vemos agora, este campeonato em alto nível, é fruto de uma semente plantada lá atrás, na década de 80 e 90 quando os campeonatos ainda eram no Clube Recreativo Barrosense (CRB)”, diz Bruno que hoje é narrador do barrosoemdia e transmite os jogos via YouTube.