Cemitério do Bonfim, em São João del-Rei, onde Tancredo Neves está sepultado — Foto: Marcus Pena/TV Integração
A igreja foi aberta ao público, com a presença de familiares do ex-presidente, como os netos Aécio e Andreia Neves, além de autoridades políticas, como o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos).
“O Brasil vive hoje o mais longo ciclo democrático de toda a sua história republicana e revisitar esse momento de 40 anos atrás, eu acho que é uma sinalização que nós damos principalmente para as novas gerações da importância de vivermos hoje em democracia, em liberdade, onde nós próprios podemos definir o nosso destino”, disse o deputado federal, Aécio Neves.
Após a celebração, por volta das 11h40, os convidados seguiram para o Cemitério do Bonfim para visitar o túmulo do ex-presidente, onde foi realizada a cerimônia de encomendação da alma. Músicos da centenária Orquestra Ribeiro Bastos executaram o hino nacional brasileiro.
O túmulo é um ponto turístico em São João del Rei e as visitas são constantes.
“Ele foi muito importante para o nosso país. Toda vez que venho ao cemitério, visito o túmulo dele porque gostava muito do Tancredo. Todo mundo ficou emocionado com a morte dele, porque ele não chegou a tomar posse. O país parou, todo mundo queria saber por que ele morreu”, disse a aposentada Helena Moreira.
Informações G1