Compartilhe:

Universitários, coordenação da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e a comunidade de Ouro Branco estão integrados em diversas atividades ao longo dessa semana para celebrar os 10 anos de implantação do Campus Alto Paraopeba em Ouro Branco.

A Prefeitura de Ouro Branco, por meio das Secretarias de Cultura e Patrimônio e Desenvolvimento, montou uma exposição com itens da cultura local e da história do Município, onde o visitante recebe informações sobre a cidade.

Nessa terça-feira (23) o vice-prefeito Dr. Celso Vaz, participou de um MeeUp “Cap Hoje”, ou seja, um bate-papo com universitários, ex-alunos, professores, representantes do Governo do Estado e de entidades locais e regionais sobre a realidade e os projetos do Cap e expectativas e ações para o desenvolvimento.

A criação do Campus Alto Paraopeba da UFSJ se deu por intermédio do Codap, à época formado pelos municípios de Belo Vale, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas, Jeceaba, Ouro Branco e São Brás do Suaçuí.

A implantação de uma universidade já era uma demanda da região, que foi encampada pela Codap. As prefeituras consorciadas se organizaram para sensibilizar o Governo Federal e mobilizar a população. Foram realizadas discussões com lideranças políticas, empresariais e educadores. Em 2005, começaram os estudos para criação da unidade. O consórcio articulou, ainda, o apoio da Gerdau Açominas que cedeu, em comodato à UFSJ, o prédio onde anteriormente funcionou o Escritório Central da Açominas.

O campus

O Campus Alto Paraopeba (CAP) foi concebido para ser um centro de engenharia do século XXI, tendo como objetivos: cuidar da difusão do conhecimento científico; promover a inovação tecnológica; formar recursos humanos altamente qualificados para enfrentar os desafios do mundo produtivo; respeitar a diversidade biológica, geográfica e cultural e fornecer o crescimento econômico, com qualidade de vida, na região do Alto Paraopeba.

Campus localiza-se na divisa entre os municípios de Ouro Branco e Congonhas, que fazem parte da Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, Microrregião do Alto Paraopeba, próximo a Conselheiro Lafaiete, São Brás do Suaçuí e Jeceaba. Cerca de 60% de seus discentes são oriundos de municípios circunvizinhos, situados a uma distância de até 120 quilômetros de Ouro Branco. Com a criação de cinco cursos de graduação em Engenharia e dos mestrados em Biotecnologia e de Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, a UFSJ contribui para o desenvolvimento econômico e social da região.

Confira a programação das atividades de comemoração dos 10 anos do Campus e participe.

9d2a887a-be8d-4ce5-b688-2b3aeacec0f0

Informações Fato Real

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *