Criado nos Estados Unidos em 1935, Alcoólicos Anônimos (A.A.) completa 89 anos de atividades mundiais. A irmandade é uma referência na recuperação de alcoólicos em mais de 180 países e tem ajudado milhões de pessoas em todo o mundo a superar o alcoolismo e a viver uma vida mais saudável e feliz. No Brasil, A.A. está presente em todo o país, com cerca de 4 mil grupos e mais de 9 mil reuniões semanais, realizadas de forma presencial e à distância. Em Minas, é o estado com o maior número de grupos.
O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber, sem cobrança de taxas ou mensalidades e a manutenção da sobriedade e do equilíbrio pessoal é um propósito da irmandade.
Outro fato também pouco conhecido é que toda a estrutura de serviços de A.A. é organizada e mantida pelos seus próprios membros de forma voluntária. Por meio de práticas inclusivas e democráticas, os grupos elegem seus representantes que irão se encontrar anualmente em uma Conferência de Serviços Gerais, quando são deliberadas ações em nível nacional para toda a irmandade.
No site www.aa.org.br é possível ter o as 65 linhas de ajuda por telefone e por whatsapp onde a pessoa pode falar com um membro na hora, em qualquer lugar do país; bem como consultar todos os grupos presenciais e a distância, com endereço, dia e horário de funcionamento.
Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de pessoas que compartilham, entre si, suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolverem seu problema comum e ajudarem outras a se recuperarem do alcoolismo. A.A. teve início nos Estados Unidos (EUA) em 1935, como resultado de um encontro entre Bill W., um corretor da Bolsa de Valores de Nova Iorque, e Dr. Bob S., médico de Akron, recebendo posteriormente apoio de não alcoólicos como o psiquiatra e psicólogo suíço, Carl Gustav Jung, e o filantropo norte-americano, John D. Rockefeller, além de vários amigos de diversas áreas de atuação.