O feriadão prolongado, que começa na Sexta-feira Santa (18/4) e termina na segunda de Tiradentes (21), deve provocar alto fluxo de veículos nas estradas de Minas Gerais. Com os riscos já elevados devido ao grande volume de veículos, os motoristas precisam ficar atentos ainda à chuva e aos pontos de interdição nas vias estaduais e federais. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de chuva forte até segunda-feira, principalmente nas regiões Central, Sul, Zona da Mata e Leste, onde o volume pluviométrico pode chegar a até 50 milímetros (mm).
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), há 61 pontos críticos nas rodovias mineiras estaduais, dos quais três estão completamente interditados. Desses, 19 são referentes a erosões e 14 no abatimento de pista. Há, ainda, 11 rompimentos/abatimentos de aterro, seis danos nas estruturas da Obra de Arte Especial (OAE), cinco quedas de barreiras, quatro rompimentos/abatimentos de bueiros e duas obstruções de drenagem.
A Região da Zona da Mata lidera as interdições, com 22 pontos críticos, sendo 17 ocorrências em meia pista e cinco interrupções com variantes, ou seja com estradas alternativas.
A expectativa é que um grande número de veículos possam trafegar pela BR 265, entre Barbacena x São João del Rei, ando pelo trevo de Barroso. isso porque o feriado da Semana Santa e Tiradentes coincidiram em um único final de semana.