O boletim epidemiológico semanal divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apontou novos casos prováveis de dengue em 13 cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes. A publicação da atualização foi feita nesta segunda-feira (18).
Nesta semana, foram seis novos casos em São João Nepomuceno; 5 em Visconde do Rio Branco, 4 em Patrocínio do Muriaé; 2 em Juiz de Fora e também em Ubá.
Astolfo Dutra, Descoberto, Eugenópolis, Mar de Espanha, Recreio, Rio Pomba, Santa Cruz de Minas e São João del Rei tiveram um caso novo cada um. Não houve mortes nas cidades da região. No entanto, em Minas já existem sete óbitos em investigação.
O número de casos de chikungunya e de zika não registrou alteração em relação à semana ada.
Média e alta incidência
De acordo com o boletim da Secretaria, seis municípios estão entre os 100 com incidência de casos prováveis de dengue acima de 100 casos por 100 mil habitantes nas quatro últimas semanas epidemiológicas de sintomas:
Estão na lista de média e alta incidência as cidades de Rio Pomba; Patrocínio do Muriaé; Piraúba; Chácara, Tabuleiro e Antônio Prado de Minas.
No boletim divulgado na semana ada, o número de municípios que figuram na lista de alta e média incidência para dengue diminuiu e para chikungunya se manteve inalterado.
No boletim divulgado pela SES-MG na primeira semana de fevereiro, apareciam com alta ou média incidência de dengue as cidades de: Barão de Monte Alto, Guarani, Rio Pomba, Piraúba e Rodeiro. No novo levantamento, a primeira e a última deixaram a lista.
No ranking de alta e média incidência de casos prováveis de chikungunya, a cidade de Itamarati de Minas permanece.
Informações G1