O Complexo Hospitalar de Barbacena inaugurou na quarta-feira (20) o novo tomógrafo da unidade, que vai beneficiar mais de 800 mil moradores e 51 municípios da região. A expectativa é que sejam realizados 700 exames de tomografias e angiotomografias por mês.
A unidade de saúde é istrada pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A presidente da fundação, Renata Leles Dias, destacou que o novo equipamento vai permitir com que o hospital possa ampliar o número de atendimentos.
“Agora, com o tomógrafo, conseguiremos ganhar dias de leitos e atender muito mais pacientes. Nosso objetivo é ampliar o o e melhorar cada dia mais a qualidade dos serviços prestados”.
O gerente de Apoio Assistencial e Linhas de Cuidado, Guilherme Curcio Cassini, explicou que o equipamento conta com recursos modernos, que vão garantir imagens com mais qualidade e menos radiação para o paciente.
“Trata-se de um aparelho de tomografia de 16 canais, que nos permitirá simplificar o processo de trabalho, possibilitando a otimização dos atendimentos e mais agilidade na tomada de decisões clínicas, especialmente em casos emergenciais”.
O novo tomógrafo foi adquirido por R$ 1,225 milhão e, além dele, todo o setor de imagem ou por revitalização. O Complexo Hospitalar de Barbacena é composto pelo Hospital Regional Dr. José Américo e Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena.
O Hospital Regional de Barbacena presta atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é especializada em urgência e emergência, clínica médica e cirurgias geral, vascular, ortopédica, de trauma e bucomaxilofacial.
Além disso, a unidade também oferece atendimento a pacientes em casos de acidentes com animais peçonhentos e oferece tratamento médico para adultos que necessitam de cuidados intensivos e intermediários.
A unidade conta, ainda, com serviço de apoio de diagnóstico e imagem: laboratório de análises clínicas, serviços de eletroencefalografia, radiologia, ultrassonografia e tomografia para pacientes no Pronto Atendimento Médico ou que estejam internados no hospital.