As autoridades de saúde do Reino Unido aconselharam os pais e as escolas a observar infecções por Strep A após a recente morte de seis crianças. Este fato aconteceu em 2022. Com as restrições do Covid-19, como uso de máscaras e distanciamento social, não mais necessárias no Reino Unido na época, infecções como Strep A estão se espalharam mais facilmente.
Também conhecido como Streptococcus do Grupo A (GAS), o Strep A pode causar uma variedade de sintomas que variam de leves a graves, mas não é fatal para a maioria das pessoas infectadas. Strep A é uma bactéria encontrada na garganta e na pele. Geralmente causa febre e infecções na garganta, e muitas pessoas a carregam sem nenhum sintoma. No entanto, eles ainda podem espalhá-lo para outras pessoas por tosse, espirros e contato próximo.
Os sintomas da infecção incluem dor ao engolir, febre, erupções cutâneas e amígdalas e glândulas inchadas, sendo a infecção comum em ambientes lotados, como escolas e creches.
“A infecção tende a ser bastante inofensiva”, disse Beate Kampmann, professora de Infecção e Imunidade Pediátrica e diretora do Centro de Vacinas da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres. “Mas em circunstâncias muito raras, quando a bactéria produz uma toxina, ela pode obter o à corrente sanguínea e causar doenças realmente graves”, como sepse, inflamação cardíaca e choque tóxico com falência de órgãos, disse ela.
Ela aconselhou os pais a procurar aconselhamento médico imediatamente se uma criança parecer “muito doente” com sintomas como febre, vômitos, dores musculares ou erupções cutâneas.
SÃO JOÃO DEL REI
O episódio do Reino Unido lembra a situação de São João del Rei, onde três crianças vieram a óbito nos últimos dois meses. Porém, até o momento, não há confirmação da causa das mortes, mas das quatro crianças que estão internadas na cidade, uma delas tem a confirmação da bactéria Strep A. A Prefeitura descartou surto no município.
As aulas foram suspensas no município até o dia 5 de novembro.