O barrosense Osvaldo Pereira Lima, mais conhecido como “Sr. Osvaldo do munhô” ou “Sr Osvaldo Carpinteiro”, completa nesta sexta-feira, 30 de novembro de 2018, nada mais nada menos do que 100 anos de idade!
Pai de seis filhos, Onézio, Ana Maria, Vicente, Terezinha, Aparecida e José Vital (falecido), Osvaldo foi casado com Gabriela Moreira Lima, com que dividiu mais da metade de um século de vida, 55 anos, e viúvo desde o ano 2000.
Com o decorrer das décadas, Munhô acompanhou, entre perdas e ganhos, o surgimento de várias gerações de sua família. Ao todo têm 19 netos (três falecidos), 33 bisnetos, quatro tataranetos e mais um a caminho.
Tem em sua residência, no bairro do Guede, o moinho de fubá, sua velha ferramenta de trabalho que, inclusive, está em funcionamento até hoje. Por muitos anos, Osvaldo também trabalhou como carpinteiro na fábrica da cidade e em algumas residências. Daí, o surgimento de seu apelido, pelo qual boa parte dos barrosenses o reconhece e recordam das histórias de família de seus avós e bisavós, os primeiros habitantes de Barroso, com quem Osvaldo conviveu e cresceu.
Atualmente, o Sr. Carpinteiro mora com sua filha Ana Maria e, apesar da idade avançada, é um homem ainda com bastante disposição. De família católica, ele faz questão de marcar presença todos os domingos na missa das 7h30.
Hospitaleiro, recebe as visitas que chegam a casa dele com bom humor e conta os “causos” de muitos e muitos anos atrás. Conversa a respeito dos familiares, do pai, dos trabalhos que já fez e da vida dele de solteiro. Mostra com orgulho, as sardas que carrega no corpo e fala que era um homem muito bonito quando jovem, com sua “cabeça de fósforo”, por conta dos cabelos que eram ruivos. Em suas palavras, ele eu era um verdadeiro pão.
Não são apenas 100 anos de idade, mas sim 100 anos de história, determinação e perseverança. Obrigado Sr. Osvaldo Carpinteiro, por ser uma parte de Barroso.
Parabéns!
Tio Osvaldo era casado com a irmã de meu sogro. Muito querido por todos nós. Sempre vamos visitá-lo e tomamos juntos um saboroso café feito com carinho pela sua dedicada filha, a Ana Maria. Lições de vida recebemos desse maravilhoso tio. Parabéns, tio Osvaldo querido. Continue dando aulas de sabedoria com a graça de Deus! Marina, José Augusto e família. Sobrinhos que muito o ama.
Sr. Osvaldo, um exemplo de pessoa, em todos os sentidos. Conviví com ele e existiu ou existem poucas pessoas iguais a ele. Que Deus dê ao senhor muita saúde, para que chueguem outros tantos anos de vida. O senhor é digno de minha iração e meu carinho.