Compartilhe:

eando pela cidade de Barroso em uma noite, qualquer um de nós poderá perceber a escuridão de nossas ruas. De fato, existem ruas onde as novas lâmpadas de LED melhoraram, e muito, a iluminação pública. Mas a grande maioria das ruas de nossa cidade continuam iluminadas pelas antigas lâmpadas de vapor, que consomem mais energia e iluminam menos.

De se notar que nós barrosenses, a partir do ano de 2021, voltamos a pagar pela iluminação pública. E não podemos esquecer que uma das “promessas” com a volta do pagamento de tal contribuição é que seria melhorada a iluminação municipal, com a troca das lâmpadas antigas pelas de LED. Ocorre que, ados quase dois anos, não é isso que temos visto, ao menos na zona central da cidade e bairros vizinhos.

Pior, o serviço de reposição de luzes queimadas nos postes de nossa cidade, chamado Vagalume, é uma vergonha. Em uma das ruas da cidade, ficamos mais de 2 (dois) meses com uma luz queimada, mesmo tendo havido dezenas de ligações dos moradores para a sua troca. Pior, é a rua que dá o a uma escola, e a falta de iluminação pública trás problemas, inclusive, à segurança de alunos e funcionários. Algo precisa ser revisto em tal prestação de serviço.

Não se está aqui para cobrar a troca imediata de todas as lâmpadas da cidade. Mas acreditamos que algo deve ser feito, se possível, com prestação de contas mensal, de quais ruas estão recebendo a nova iluminação e qual é a previsão para os próximos meses. Não é issível que a contribuição para a iluminação pública não surta o efeito mais desejado pelos barrosenses, que é a efetiva iluminação de nossas ruas.

O que propomos é um plano para que a istração municipal, gestora dos recursos da contribuição, apresente aos cidadãos como vai ser aplicada a referida contribuição. Quais ruas terão suas lâmpadas trocadas? Quando? Como estão sendo aplicados os recursos istrados? Não seria o caso de fazermos reuniões com as associações de bairros para saber quais ruas precisam mais da troca da iluminação?

Mais do que as belas iluminações havidas no fim de ano e mesmo no Carnaval, o que a população necessita é de iluminação no dia a dia. Isso é questão de segurança, a qual, como se sabe, tem deixado bastante a desejar em nosso município nos últimos tempos.

Talvez, o que se gasta, todos os anos, com a aquisição de novas luzes para o natal, seria suficiente para trocar a iluminação de várias ruas de nossa Barroso… Será que a população não estaria mais feliz em ter ruas mais iluminadas durante todo o ano do que apenas enfeites em datas específicas?

Em resumo, a contribuição para a iluminação pública é uma realidade e já há muito vem sendo paga pelos munícipes. Cabe à istração pública melhorar a qualidade da iluminação, aplicando, com efetividade, os recursos da contribuição e, de alguma maneira, cobrar dos responsáveis pelo programa Vagalume para que prestem o serviço com mais eficiência.

Não se está aqui a questionar o comportamento da istração municipal. O que se pretende é apenas trazer a discussão assunto tão importante a todos nós, e que, temos certeza, também interessa em muito aos nossos representantes.

por Gian Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *