Na semana ada e na próxima nós tivemos e teremos, ao todo, 3 feriados: Sexta-feira Santa, Tiradentes e Dia do Trabalho.
Com tantos feriados é impossível não falar sobre esta atividade econômica que tanto cresce e gera emprego e renda: o turismo.
Em algumas de nossas colunas neste ano já tivemos a oportunidade de falar sobre a decadência da indústria no Brasil e sobre como o setor de serviços se apresenta como uma alternativa interessante para os nossos municípios. Já falamos também sobre o grande potencial turístico de algumas das cidades da região, especialmente São João del Rei, Carrancas, Prados, Lima Duarte, com o Parque Nacional do Ibitipoca e, claro, Tiradentes.
Aqui na nossa região, neste mês, uma nova semente foi plantada. Com o intuito de estimular o turismo rural, ecológico e de experiência, o Sebrae levou diversos prefeitos, secretários e lideranças do setor para conhecerem o polo turístico da cidade de Venda Nova do Imigrante (foto acima), no Espírito Santo, considerada uma referência nacional nessa modalidade.
A inspiração é até interessante e válida, as diferenças entre a cidade capixaba e as cidades da nossa região, porém, são gritantes. O bioma é até o mesmo, mas se aqui nós já desmatamos quase 100% da Mata Atlântica, lá 1/3 dela ainda permanece de pé. Se aqui é raro termos ruas arborizados, lá mais de 60% delas possuem árvores.
Sugiro ao Sebrae e aos prefeitos da região que, antes de investirem no turismo rural e ecológico, que façam outra visita técnica, desta vez ao município de Aimorés, aqui mesmo em Minas Gerais. Lá fica a sede do Instituto Terra, iniciativa do casal Lélia e Sebastião Salgado. Em 1999 o casal plantou 2 milhões de mudas de árvores de 290 espécies, recuperando uma área degradada de quase 800 hectares.
A lição que fica é bastante simples: é preciso primeiro recuperar e respeitar a natureza antes de querermos ganhar dinheiro a partir dela.
por Antônio Claret
Para ar outros textos do autor, visite o blog www.antonioclaret.com
Clique abaixo e ouça também o áudio do texto que foi exibido no programa Redação Globo, na Rádio Globo Barbacena, onde o colunista apresenta o quadro “O Comentário da Semana”